terça-feira, 22 de julho de 2008

Cães e gatos veganos????

Hannah, a cadela que ama brócolis. Infelizmente ela ainda não é vegana, mas este é um problema que pretendo sanar o mais breve possível.


Recentemente um grupo de ativistas veganos - eu entre eles - vem tentando alavancar uma campanha para trazer opções éticas - veganas - para a alimentação de animais domésticos. Infelizmente, a adesão tem sido baixa, o que me faz perceber que ainda falta esclarecimento e coerência aos veganos e vegetarianos brasileiros. Para termos resultados concretos devemos, portanto, investir conjuntamente na conscientização.

Já ouvi várias objeções à alimentação vegana para cães e gatos: 1. é imposição aos animais; 2. alimentá-los com ração vegana é antinatural; 3. eles são naturalmente carnívoros; 4. o erro está na domesticação, não na forma de alimentarmos. Tudo isso tem algum sentido – embora o cão não precise de nenhum nutriente específico da carne, e por isso se diga que ele é onívoro.

O que as pessoas não entendem é que: 1. a vida que eles vivem já é toda artificial e imposta... porque uma imposição que tem um fundamento ético e coerente seria mais errada?; 2. toda a vida desses animais é antinatural, inclusive a ração que recebem, com carne; 3. nós não podemos – nem devemos – matar animais para que eles sejam alimentados, não cabe a nós decidir quem deve viver e quem deve morrer; 4. a domesticação deve acabar, especialmente no caso do cão – o gato não é propriamente doméstico – mas enquanto cães e gatos não são readaptados à natureza, se isso for possível (que é a minha opinião particular sobre este assunto), nós, como tutores, devemos lhes prover bem-estar sem causar, com isso, a miséria, escravidão e morte de outros animais.

Claro, tudo isso seriam palavras vazias se fosse absolutamente impossível dar uma alimentação vegana aos animais domésticos. Mas a verdade é que, felizmente, não é.

Nos Estados Unidos, Inglaterra e Itália já existem rações veganas para gatos. Com alguns cuidados específicos - nomeadamente, controlar o pH da urina - os gatos podem ser saudáveis com uma dieta vegana. Tudo o que ele precisa é uma fonte sintética de taurina. No caso dos cães, já existe uma ração vegana no mercado - FriDog. Nesse caso, nossa meta é que aumente a demanda pela ração vegana, e que outras sejam disponibilizadas, para baratear os custos, dando aos veganos mais possibilidade - e também o dever - de alimentar cães e gatos sem com isso sacrificar outros animais.

É triste que os vegetarianos brasileiros ainda não tenham se conscientizado: é errado matar animais para alimentar cães e gatos. Infelizmente ainda há muita desconfiança e ignorância por parte de protetores, veterinários e amantes de cães e gatos – tudo motivado pelo especismo. Uma reflexão racional se contentaria com a prova de que a alimentação vegana é viável – e é, como se comprova com a pesquisa sobre a existência de rações veganas no exterior, mesmo para gatos, que precisam de nutrientes específicos da carne. Precisamos trazer isso para o Brasil o mais rápido possível. Essa não é uma questão menor do veganismo, pois a COERÊNCIA é atributo fundamental a qualquer movimento que almeja a transformação social.

Abaixo, dois endereço para se conferir mais sobre alimentação vegana para cães e gatos:

http://www.vegancats.com/

http://www.vegepets.com/

* * * * *

PREVISÃO PARA A PRÓXIMA POSTAGEM: 4 de Agosto de 2008


Nenhum comentário: