sábado, 1 de dezembro de 2007

Carta de Intenções

Freqüentemente me sinto insatisfeito com as visões lugar-comum que leio na internet, nos livros, nos jornais, vejo na TV, escuto nas ruas. Lugares-comuns da esquerda, da direita e da humanidade, a qual partilha em sua quase inteireza um antropocentrismo tão inabalável quanto moral e eticamente injustificável. É para me contrapor a esta combinação de antropocentrismo e senso comum que decidi criar este espaço.

Aqui pretendo dar minha própria interpretação a fatos que geralmente nos são expostos como preto-e-branco: dar uma visão alternativa, realmente crítica, longe dos reducionismos e dos maniqueísmos.

Dentro desta proposta, irei expôr meu pensamento sobre a política numa forma mais ampla do que geralmente é entendida. Primeiro, a natureza e o meio ambiente não são meras considerações "acessórias" numa nota de rodapé, para demonstrar profundidade de análise, mas elementos centrais para a análise crítica das idéias e práticas. Segundo, liberdade e exploração não são entendidos na sua forma restrita ao egoísmo antropocêntrico: é chegada a hora de debater e PROMOVER a liberdade também no mundo animal e na natureza em geral, explorados sem qualquer escrúpulo pelo ser humano. Temas como economia, desenvolvimento, sustentabilidade, justiça, igualdade social sempre colocam a natureza como um tema acessório, quando não inconveniente. Não aqui. O ser humano não encontrará a verdadeira paz e justiça se não for ele mesmo justo, não apenas com os seus semelhantes, mas com todos aqueles que são submetidos às suas ações.

Por conseguinte, o tema central deste blog haverá de ser o veganismo e a libertação animal. Mas não apenas isso. A política estará presente em todos os seus sentidos e manifestações, sendo ela o campo privilegiado das lutas humanas.

Porque não podemos ser apenas seres vivos. Havemos de ser, todos, animais humanos e não-humanos, SERES LIVRES.

Nenhum comentário: